Era uma vez um Homem, que tal como muitos outros homens teve muitos filhos. E estes filhos entraram para um Agrupamento de Escuteiros, onde cresceram e seguiram os seus caminhos. Mas um dia, quando esse Agrupamento mais precisou, pediu a esse Homem que se tornasse Escuteiro e que ajudasse a não apagar a chama de um sonho de tantos e tantos outros jovens.
E assim foi.
Esse Homem tornou-se Escuteiro, tornando-se assim também um Chefe.
O Chefe Tóvar.
E ao longo de toda a sua vida, o Chefe Tóvar, tal como aos seus filhos, nos ensinou a crescer. Nos ensinou que uma causa é forte o suficiente para juntar cada vez mais e mais jovens, construindo um projecto cada vez mais forte e audaz.
Das grandes obras são recordados os grandes Homens, e por não ser um Homem igual aos outros, ao Chefe Tóvar foi-lhe confiada a árdua missão de, com outros homens, ajudar na construção de um núcleo. Um núcleo que ajudasse ainda mais e mais jovens a crescer.
E assim foi.
E no meio de todos estes projectos, o nosso Chefe Tóvar nunca se cansou de nos ensinar o que significa ser Escuteiro. O que significa ter princípios e, por eles, pautar a nossa conduta, reger a nossa vida. Porque o exemplo vem de cima, o nosso vinha do Chefe Tóvar.
E assim foi.
Os anos passaram, e no meio de uma garagem cheia de ferramentas, máquinas, pequenas invenções e engenhos, surgiram inúmeros projectos, para muitos jovens, e aos quais dedicou tantas e tantas horas da sua vida. Esses projectos ganharam vida e concretizaram aventuras inesquecíveis para aqueles que tiveram oportunidade de as viver e que certamente as hão-de recordar para o resto das suas vidas.
Porque viveu muitas batalhas, sempre mostrou grande satisfação e vontade em partilhar o que a vida por vezes lhe ensinou, não da maneira mais fácil.
E assim foi.
Durante muitos anos....
E porque devemos agradecer aos nossos Chefes por aquilo que nos ensinam, mais do que a outro chefe devemos agradecer ao nosso Chefe Tóvar.
Creio que a sua maior obra somos todos nós, pois todos nós temos um pouco do Chefe Tovar, que vive e está presente nos seus ensinamentos que nos mostraram como ser homens.
E assim foi.
Chefe Tóvar, foste o nosso B.P.
E se nunca o disse, espero que o consigas ouvir agora.
Ou mesmo que não o oiças, espero que o consigas sentir.
Pois rezo a Deus para que te tenha junto a Si, com o mesmo Amor com que te temos nos nossos corações.
Obrigado Chefe Tóvar.
E assim seja...
terça-feira, 17 de junho de 2008
E assim foi...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário